UOL

São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reforma "deixa produção de lado", diz Piva

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Horácio Lafer Piva, mostrou ontem ao ministro Antonio Palocci (Fazenda) sua preocupação com a possibilidade de a reforma tributária aumentar a carga tributária.
Piva foi convidado pelo ministro para um encontro em Brasília. "Nós achamos que a proposta lida muito bem com o relacionamento entre os entes governamentais. Mas deixa um pouco de lado a produção, que é a galinha dos ovos de ouro", criticou o empresário.
Segundo ele, há uma preocupação com o excesso de poder que está sendo dado ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), órgão que reúne os Estados. O órgão, segundo Piva, poderá fazer com que a alíquota média do ICMS suba.
Outra preocupação é com a possibilidade de a CPMF permanecer com o seu caráter arrecadatório atual. A idéia do governo sempre foi a de reduzir a alíquota para que a contribuição se torne apenas uma ferramenta para a área de fiscalização da Receita Federal.


Texto Anterior: Relatório dá margem para aumento da CPMF
Próximo Texto: Líderes acertam prazos da tributária
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.