São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Governo não se intromete nessa área, diz Dirceu

DA REPORTAGEM LOCAL

Por intermédio de sua assessoria, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu negou que tenha admitido, em conversas, a intenção do governo de transferir para fundos de pensão o controle da Brasil Telecom. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha criticado o Citigroup num discurso em maio de 2003, Dirceu alega ter repetido aos interlocutores - inclusive o dono do Opportunity, Daniel Dantas - que o governo não iria "se meter nesse assunto".
"Esse é um assunto para a Anatel, a CVM, a Justiça brasileira e a Justiça americana", disse Dirceu, segundo sua assessoria, ao responder ao Citigroup.
A Dantas Dirceu teria negado, segundo a assessoria, qualquer risco de retaliação ao Opportunity. O ex-ministro diz que não tratou de financiamento do BNDES e afirma que não houve orientação para que a Brasil Telecom fosse prejudicada.
O Citi disse ser uma instituição de grande porte, com atuação internacional, e que visitas a autoridades são parte da política empresarial.
A assessoria do BNDES disse que é "relativamente normal" os 11 meses entre a abertura de processo de análise de um financiamento e sua aprovação. Segundo o BNDES, o porte de investimento (R$ 1,27 bilhão) justificaria a demora. O dinheiro seria usado para a expansão das linhas e investimentos na telefonia celular.
O BNDES não informou qual é o prazo médio para que um projeto apresentado seja submetido à análise. Argumenta que o tempo gasto se deve a mudanças no critério para financiamentos a empresas de "baixíssimo risco", como Brasil Telecom, Vale do Rio Doce e Petrobras. Em 2003, o empréstimo para grandes empresas deixou de ser operado por bancos comerciais, que cobravam alto "spread". O BNDES - que aplica taxa menor para proteção de risco - passou a cuidar diretamente do financiamento.
Procurado, o ex-presidente do Banco do Brasil Cássio Casseb não retornou a ligação. (JL e CS)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Fundos de pensão: Dantas pode ligar Dirceu a disputa de teles
Próximo Texto: Citi sabia de espionagem, relata Kroll
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.