São Paulo, quinta-feira, 14 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai a jantar para promover o PTB

FERNANDO RODRIGUES
KENNEDY ALENCAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve começar hoje uma série de encontros com partidos governistas para curar algumas feridas eleitorais. Está prevista a ida de Lula a um jantar no apartamento do presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ).
A idéia é sinalizar que Jefferson tem cacife para filiar congressistas em sua sigla. Assim, o Planalto espera reforçar suas bancadas na Câmara e no Senado.
"Nós vamos crescer. Vamos para uns 65 deputados e uns oito senadores", diz Roberto Jefferson. Hoje, o PTB tem uma bancada de três senadores e 51 deputados. "Sobre governadores ainda estamos em negociação."
Também devem participar do jantar os ministros Walfrido Mares Guia (Turismo), que é do PTB, e José Dirceu (Casa Civil), do PT.
Lula já havia falado recentemente com Jefferson para agradecer ao apoio que o PTB deu ao PT nas eleições municipais. O presidente afirmou que daria ao petebista "um cheque em branco" e que "dormiria tranqüilo", numa referência à fidelidade petebista.
Foi um afago para compensar o prejuízo dos petebistas nas eleições. O PTB teve 5,8 milhões de votos para prefeito em 2000. Agora, encolheu para 5,3 milhões -redução de 9,5%. "Comemos o primeiro quilo de sal juntos com o PT", brinca Jefferson.
O presidente nacional do PT, José Genoino, que não poderá comparecer ao jantar de hoje, diz que o objetivo do encontro é melhorar a relação com o PTB. Iniciativas do mesmo tipo, afirma, serão tomadas em relação a outras siglas aliadas ao governo.


Texto Anterior: Debate é 1º confronto direto entre candidatos
Próximo Texto: São Paulo: PT pretende "higienizar" apoio de Maluf a Marta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.