UOL

São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

biblioteca FOLHA

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro se inspirou numa história real em seu segundo livro, publicado em 1971

"Sargento Getúlio" é o próximo romance

DA REDAÇÃO

"Sargento Getúlio", de João Ubaldo Ribeiro, é o lançamento do próximo domingo da Biblioteca Folha. Publicado em 1971, o livro é considerado um dos marcos do romance brasileiro nas últimas décadas.
A história se baseia num fato real. Em Sergipe, um homem conhecido como sargento Cavalcanti, depois de um atentado em que ficou gravemente ferido, foi socorrido pelo pai do escritor, chefe da polícia de Sergipe.
No livro, o sargento Getúlio é destacado para prender um "subversivo" em Paulo Afonso e levá-lo até a capital Aracaju.
Ocorre, porém, uma reviravolta na política do Estado que faz com que a missão seja abortada. Mandam que Getúlio liberte o preso e que ele próprio desapareça por uns tempos. O sargento, porém, resiste à ordem e insiste em levar o prisioneiro até o destino.
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu na ilha de Itaparica, na Bahia, em 1941. Passou a infância em Sergipe. Seu primeiro livro foi "Setembro Não Tem Sentido", lançado em 1968. Em 1984, ganhou o Prêmio Jabuti com o romance "Viva o Povo Brasileiro". Em 1993 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.


Texto Anterior: Elio Gaspari: Diniz quebrou a lei siciliana
Próximo Texto: Operação Anaconda: Esquema tinha ramificação na Receita
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.