São Paulo, sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REAÇÃO

Entidades fazem manifesto em apoio a Vannuchi

DA REPORTAGEM LOCAL

A CUT, a UNE, o MST e a ONG Tortura Nunca Mais lançaram ontem em São Paulo um manifesto de "integral apoio" ao Programa Nacional de Direitos Humanos e ao ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos).
Pressionado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e pelos comandantes militares, o presidente Lula editou decreto criando grupo de trabalho interministerial que vai elaborar projeto de lei da comissão da verdade sobre a ditadura militar (1964-1985) sem mencionar a expressão "repressão política".
O Programa Nacional de Direitos Humanos foi alvo de críticas também da igreja, da mídia e de ruralistas. O governo recuou em alguns aspectos.
O recuo foi criticado pelas entidades que defendem os direitos humanos, que entregaram ontem um documento no escritório da Presidência em São Paulo. Assinam o manifesto mais de 70 entidades.
O documento afirma que "os protestos e a grita dos setores conservadores e/ou comprometidos com todo tipo de violações sistemáticas dos direitos humanos no Brasil transformaram-se em campanha sistemática contra esse programa", que "bota o dedo na ferida de velhas mazelas da nossa sociedade".
(FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Opinião: O constrangimento do silêncio
Próximo Texto: TSE faz resolução para barrar doação oculta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.