UOL

São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores criticam Graziano e excesso de órgãos na área social

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em discurso na tribuna do Senado, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou ontem que o ministro José Graziano (Segurança Alimentar) não deve ser demitido por causa de sua frase sobre os nordestinos e que é precipitado julgar fracassado o programa Fome Zero, mas fez críticas à condução da área social pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva.
"O governo Lula criou tantos órgãos -são 29-, que, de certa forma, fazer funcionar não é fácil. Quer dizer: o problema da fome é do Graziano, os problemas sociais são da ministra Benedita da Silva [Assistência e Promoção Social]. Mas a fome é um problema social. Os problemas da cidade são do ministro Olívio Dutra [Cidades]. Mas a fome está na cidade. Então, criou-se um enredo pelo qual não se sabe onde termina um e começa o outro. Realmente está difícil." Simon afirmou que o PFL, o PSDB e o PMDB não têm autoridade para criticar o governo Lula, mas ele próprio criticou o presidente e o governo.
"O governo não conseguiu caminhar, não conseguiu andar. Lula fala, mas não vemos ecoarem as suas palavras, não há a correspondência entre discurso e ação. Não me refiro à ausência de planos -o Fome Zero é a uma iniciativa importante-, o que não se vê é o encaminhamento desses planos."

Nordestinos
O senador Efraim Morais (PFL-PB), em aparte, defendeu a demissão de Graziano.
"O ministro não teve a coragem de enfrentar o narcotráfico, de dizer que o responsável por isso [criminalidade] não são os nordestinos. Isso é por que os nordestinos são menores, mais pobres? Nosso Lula cometeu um erro: deveria ter demitido o ministro porque, como nordestino, ele também deveria ter sentido a dor que nós sentimos", afirmou Morais.
Na opinião de Simon, a declaração de Graziano sobre nordestinos foi "infeliz", mas não é motivo para causar sua demissão.
Depois da declaração relacionando violência e nordestinos, Graziano se desculpou em nota pela frase.


Texto Anterior: Desgaste petista: Para contornar crise, Lula pede agilidade no Fome Zero
Próximo Texto: Lula participa hoje de jantar para o Fome Zero
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.