São Paulo, sábado, 15 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado apóia desfecho, e deputado diz estar "preocupado" com Planalto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Senadores ouvidos ontem afirmaram que o recuo do governo foi a medida mais acertada. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o país ""deu uma prova de maturidade" no episódio do jornalista norte-americano Larry Rohter.
Sarney deu a declaração após saber da decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reconsiderar a suspensão do visto do correspondente do ""New York Times". ""Todos devemos ficar satisfeitos com esse desfecho. (...) Ficou claro, em primeiro lugar, que é preciso ter muito cuidado com os assuntos relacionados à liberdade de imprensa. O presidente revelou sua justa indignação, o Executivo reagiu, o Legislativo pressionou, o Judiciário funcionou, e o país, no final, deu uma prova de maturidade."
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que Lula, com a decisão anunciada ontem, interrompeu ""uma seqüência de equívocos". ""O presidente deu um basta a um círculo vicioso que o estava aprisionando. Ele cometeu uma seqüência de equívocos e parou de errar. O sentimento da nação é de alívio."
O senador Tião Viana (PT-AC), que defendeu na Casa a cassação do visto, também comemorou. ""Recebo a notícia com felicidade e alegria, porque o sentimento do perdão é infinitamente mais belo do que o da mágoa", disse.
Os deputados também elogiaram o recuo do governo, mas disseram estar "preocupados" com a forma que as decisões são tomadas no Palácio do Planalto.
"Espero que fique uma lição do episódio. Fica em todos nós, independentemente de ser base aliada ou oposição, a preocupação quanto à qualidade do processo de decisão do presidente Lula", disse o líder do PSDB, deputado Custódio Mattos (MG). RAQUEL ULHÔA E FERNANDA KRAKOVICS


Texto Anterior: Lula diz que bebe, não é alcoólatra e só se defende
Próximo Texto: Retórica oficial: Lula critica os que "torcem para não dar certo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.