São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Empresa nega envolvimento em irregularidade

DA ENVIADA ESPECIAL A RONDÔNIA

O geólogo Luiz Augusto Bizzi, consultor da Vaaldiam Resources, negou que a empresa utilize a licença de pesquisa do governo para extrair diamantes nas imediações da reserva indígena Roosevelt. Ele também negou envolvimento com o contrabando de diamantes.
Em entrevista à Folha, o geólogo disse que a Vaaldiam ainda não localizou reserva que possibilite a extração. "As regras para exploração de minerais são definidas, não se faz na base do jeitinho." Segundo ele, a descoberta da jazida de diamantes na reserva indígena mostrou a possibilidade de existir diamante nas áreas contíguas. Afirmou que a Vaaldiam informa o governo sobre suas atividades na região.
"Pelo que estou informado, não há ilegalidade de qualquer natureza ligada à Vaaldiam", afirmou. O geólogo disse conhecer o inquérito aberto pela PF e que entende que ele visa identificar "quem é quem" neste setor.
O advogado Augusto Botelho, da Mineração Santa Elina, disse que a empresa fez uma troca de ações com a Vaaldiam e que a operação foi autorizada pelo Banco Central. Segundo Botelho, foi entregue à PF a relação dos profissionais responsáveis pelas duas empresas e cópias das atas relativas às mudanças societárias. Para ele, existem garimpeiros "travestidos" de empresas de mineração, mas este não seria o caso de sua cliente.
O diretor de Fiscalização do DNPM, Walter Arcoverde, disse que é importante atrair investimentos estrangeiros para pesquisas na área mineral. Segundo ele, o governo avançou no combate à extração ilegal e ao contrabando de diamantes.


Texto Anterior: Brasil profundo: PF investiga contrabando de diamantes
Próximo Texto: Brasil profundo: Líder cinta-larga afirma que diamante é pior que cocaína
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.