São Paulo, segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Cooperação durou 30 anos

Termina acordo nuclear entre Brasil e Alemanha

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Brasil e Alemanha encerraram na semana passada, por meio de notas diplomáticas, uma cooperação de mais de 30 anos em programas de uso pacífico de energia nuclear. De acordo com o Itamaraty, essa mudança nas relações bilaterais não afetará qualquer programa nuclear brasileiro.
A decisão vem em meio aos preparativos para a visita do chanceler alemão, Joschka Fischer, ao Brasil nesta semana, quando deve ser discutido um novo acordo.
De acordo com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix, já há sinal verde para concluir a usina de Angra 3, conforme noticiou a Folha ontem.
Essa usina é peça central no programa nuclear brasileiro que viabilizará o projeto de enriquecimento de urânio em Resende (RJ) -alvo de controvérsias com as inspeções internacionais.
O fim do acordo não inviabiliza Angra 3 porque o apoio tecnológico foi transferido para a francesa Framatome, que já tem contratos com as usinas Angra 1 e 2.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: De FHC a Lula
Próximo Texto: Entrevista da 2ª
Eunice Durham: CEU deveria virar clube para pobres, sugere antropóloga

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.