São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Temer, costura de Lula com PMDB ocorre de forma equivocada

Isolado de conversas com petista, deputado reclama do fortalecimento de Jader

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer, reclamou ontem que as negociações do governo Lula pelo apoio do partido no segundo mandato "caminham em um passo equivocado", cujo norte é a "repetição de erros do passado".
"As coisas estão caminhando em um passo equivocado porque está se abandonando a institucionalidade nas conversações, que têm sido de natureza pessoal", afirmou Temer.
O presidente Lula tem conversado reservadamente com lideranças do PMDB, que elegeu a maior bancada da Câmara (89 deputados) e poderá repetir o cenário no Senado à época da diplomação, com 20 vagas.
A queixa de Temer foi interpretada por peemedebistas próximos do governo como uma reação ao "isolamento" das conversas com Lula. Nos bastidores, Temer tem reclamado especialmente do fortalecimento de Jader Barbalho (PA), um dos cotados para presidir a Câmara e suceder Temer na direção da sigla.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que "é utópico uma corrente [do partido] achar que pode ser interlocutora da outra corrente". "Quando o presidente entender que chegou o momento de chamar o PMDB como um todo, ele chamará."
No início do primeiro mandato, Temer atuou na costura do apoio, conduzida por José Dirceu (PT). Com a divisão do PMDB, Temer assumiu o papel de líder da ala oposicionista.
Ontem, disse que, por não ter sido chamado ao Planalto por Lula, não via o PMDB "institucionalmente convocado" e que declarava sua posição de "independência absoluta".
Depois da reação negativa de Temer, Lula decidiu marcar a conversa com o presidente do PMDB. O encontro deve ser amanhã. (SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Lula cobrará fidelidade em troca de vagas na Esplanada
Próximo Texto: Vice-presidência: Alencar sofre cirurgia de 7 horas para extração de tumor maligno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.