São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra deve abrigar Goldman, Afif e Pinotti em secretariado

Vice deve ficar com Transportes; candidato derrotado ao Senado é cotado para Trabalho

Pefelista confirma que deve compor equipe de governo; outro cotado para integrar grupo é deputado federal do PSDB Walter Feldman


CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), voltou ontem do exterior com a tarefa de desenhar sua equipe de governo e fazer o diagnóstico da situação financeira do Estado. Além da escolha do vice Alberto Goldman para a Secretaria de Transportes -opção dada como praticamente certa por seus aliados- Serra cogita a nomeação do pefelista Guilherme Afif Domingos para a Secretaria do Trabalho.
Afif, que ontem teve um almoço com pefelistas e jornalistas no Senado, admitiu que vai participar do governo Serra e deseja muito uma pasta social. Quer se cacifar para os próximos anos, quando pretende concorrer novamente para o Senado -nesta eleição, surpreendeu com os mais de 8 milhões de votos que teve, menos de 1 milhão a menos que o petista Eduardo Suplicy.
Segundo tucanos, a escolha de Afif atenderia a um pedido do próprio PFL. O pefelista José Aristodemo Pinotti, reeleito deputado federal, também poderá assumir uma secretaria do governo Serra.
Mas, segundo tucanos, não deverá ser a Educação, que ocupou na Prefeitura de São Paulo a convite de Serra, até porque não estaria descartada a permanência da atual titular, Maria Lúcia Marcondes de Carvalho, no cargo.
Segundo tucanos, Maria Lúcia tem sido elogiada por seu desempenho à frente da Secretaria de Educação. A manutenção também seria uma maneira de prestigiar o governador Cláudio Lembo, até numa atitude de gratidão pela transição.
Outro nome cotado para o governo é o do ex-deputado Xico Graziano. Na transição, Graziano coordena a equipe que vai da área social ao turismo.
Além da nomeação de Mauro Ricardo Machado Costa -já confirmado para a Fazenda - tucanos apostam na escalação de Francisco Luna para a Secretaria de Planejamento.
Outros dois secretários municipais deverão ser escalados para o Palácio dos Bandeirantes. O atual secretário de Governo da Prefeitura, Aloysio Nunes Ferreira, deverá assumir a Casa Civil. O secretário de Negócios Jurídicos, Luiz Marrey, deverá ocupar a de Justiça.

Feldman
Com a possibilidade de Pinotti deixar a bancada federal para integrar a equipe de Serra, tucanos acreditam na escalação também de um deputado federal do PSDB. Não estaria rechaçada a hipótese de Walter Feldman voltar para a Prefeitura, assumindo a cadeira de Andrea Matarazzo caso ele aceite o convite para a Secretaria de Governo do município.
Nesse caso, Feldman reassumiria a Coordenação de Subprefeituras, que deixou para concorrer à Câmara.
Ao longo da semana, Serra também receberá dos coordenadores o relatório sobre a saúde financeira de cada uma das secretarias. Após conversar com Mauro Ricardo, coordenador-geral da equipe de transição, ele conversará com os coordenadores setoriais. Responsável pelo Transporte, Goldman se reunirá com ele no fim de semana.


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Vaga de ministro do TCU, com salário de R$ 23 mil, mobiliza 8 candidatos
Próximo Texto: Estados devem impor agenda a Lula, diz Aécio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.