São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inquérito sobre vazamento pode perder o sigilo

CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, poderá suspender o sigilo do inquérito que apura o vazamento de informações da Operação Satiagraha. A Folha apurou que, no entendimento dele, a proteção legal já não é necessária, uma vez que foram cumpridas as diligências principais na busca de provas da violação de sigilo funcional.
No último dia 6, o juiz autorizou mandados de busca e apreensão em endereços utilizados pelo delegado Protógenes Queiroz, ex-coordenador da Satiagraha, nas residências de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e no centro de operações da superintendência da agência no Rio de Janeiro.
A ação, comandada pelo delegado Amaro Vieira Ferreira, provocou uma crise institucional. Além de celulares e documentos, agentes da Polícia Federal apreenderam computadores com informações estratégicas e de segurança nacional, de uso exclusivo da Presidência.
Para evitar o vazamento das informações, o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Jorge Felix, pediu ao ministro da Justiça, Tarso Genro, que só permitisse a perícia do material na presença de oficiais da Abin.


Texto Anterior: Caso Dantas tem semana decisiva na Justiça
Próximo Texto: Dantas entra com pedido no STJ para tentar paralisar processos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.