UOL

São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro é chamado de "marginal"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Manifestantes chamaram o ministro José Graziano (Segurança Alimentar) de "marginal" durante seminário sobre o Fome Zero na Assembléia Legislativa do Ceará, ontem pela manhã.
O protesto foi contra uma frase dita pelo ministro durante um evento com empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em meados de fevereiro: "Se eles [os retirantes" continuarem vindo para cá, vamos ter de continuar andando em carros blindados", disse Graziano na ocasião, como argumento para convencer os industriais a aderirem ao programa.
Cerca de 20 pessoas, de um movimento autodenominado Internacional Emancipacionista, ocuparam as galerias da Assembléia e estenderam duas faixas com os dizeres: "Graziano, marginal é você! Fome Zero é demagogia".
As ex-petistas Maria Luiza Fontenele, que foi prefeita de Fortaleza, e Rosa da Fonseca, ex-vereadora, lideram o grupo, que não apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência. Nas eleições, o grupo defendeu a "greve" do voto.
Apesar de serem poucas pessoas, o ministro quase não conseguiu discursar sobre o programa Fome Zero, entre vaias e gritos de "Abaixo a discriminação, nordestino não é ladrão" e "Fora demagogo, nordestino não é bobo". Foi necessária a intervenção do presidente da Assembléia, o tucano Marcos Cals, que garantiu que os manifestantes iriam ter a chance de falar na tribuna.
Em nenhum momento, durante o evento, Graziano respondeu. O ministro só falou sobre a recepção hostil durante entrevista coletiva. "Não consigo entender como algumas pessoas conseguem me ver como porta-voz de preconceitos que existem", disse. "Achei lamentável, mas parece que tenho de respeitar o direito deles. Foi uma manifestação de intolerância a quem já se desculpou, mas fazer o quê? Acontece."
No seminário, a única resposta a favor de Graziano foi da CUT (Central Única dos Trabalhadores), que parabenizou o ministro.
"Os verdadeiros marginais são os que saquearam o nosso país e que hoje estão no tal Conselho de Desenvolvimento Econômico", afirmou Fonseca, na tribuna da Assembléia.(KF)


Texto Anterior: Operação social: Verba do Fome Zero é desviada, diz Graziano
Próximo Texto: Caso Silveirinha: 7 fiscais acusados de corrupção são presos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.