São Paulo, sábado, 16 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para o líder sem terra, decisão mostra independência do Judiciário
Stedile comemora negação de pedido de prisão preventiva

RODRIGO AMARAL
enviado especial a Viena

O economista João Pedro Stedile, líder do MST, comemorou ontem a negação do pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Federal por suposta incitação aos saques no Nordeste. "Fico contente porque isso mostra que o Judiciário está recuperando sua independência em relação ao Executivo."
Stedile disse que o inquérito que deu origem ao pedido "é uma vergonha para o governo Fernando Henrique Cardoso" e se disse vítima de perseguição política. Segundo ele, o que o governo está tentando é desviar a atenção da opinião pública dos problemas sociais do país.
O pedido de prisão preventiva, feito pelo delegado Antônio Carlos Rayol, da Superintendência da PF do Rio, foi negado pelo juiz Abel Fernandes Gomes, da 4ª Vara Federal, anteontem. "O que o MST disse aos sertanejos foi: "Vocês têm o direito de saquear', mas não organizou nada", disse Stedile. Para ele os saques são "uma questão humanitária".
Em 5 de maio, Stedile afirmou que "até Sérgio Motta, lá do inferno, deve estar a favor dos saques". Ontem, disse que fez a declaração porque Motta, certa vez, afirmou que o povo deveria apedrejar seus exploradores, referindo-se aos problemas para obter uma linha telefônica. "Por que o governo não processou o Motta?", perguntou.
Ele também defendeu a realização de piquetes em frente aos supermercados como ocorreu em São Paulo. "Tomara que os desempregados se organizem e se manifestem, porque senão a opção é a marginalidade, o aumento do roubo e do tráfico de drogas." Segundo ele, "se o governo não distribuir comida, os saques vão continuar."
Ele atacou também a reunião realizada pelo governo, na última sexta-feira, com banqueiros estrangeiros em busca de US$ 2 bilhões para o setor de turismo nordestino. "Isso, em plena época de seca, é escárnio, é provocação. Turismo em regiões não desenvolvidas só traz prostituição para os pobres."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.