São Paulo, sábado, 16 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACM assume hoje a Presidência e descarta candidatura a vice

da Sucursal de Brasília

O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) vai sepultar a possibilidade de se candidatar a vice na chapa de Fernando Henrique Cardoso quando assumir hoje interinamente a Presidência da República. ACM ficará como presidente até o próximo dia 24.
FHC inicia hoje uma viagem de oito dias à Europa -Espanha, Suíça e Portugal. Como o vice-presidente Marco Maciel não está no Brasil, o substituto natural seria o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), impedido de assumir a função por ser candidato à reeleição.
A Folha apurou que ACM decidiu assumir a função para afastar qualquer especulação de que concorreria na chapa de FHC, no lugar de Maciel.
Desde 4 de abril, seis meses antes das eleições, a autoridade pública que substituir FHC torna-se impedida de disputar outro cargo que não o de Presidente da República, com exceção do vice-presidente.
A especulação sobre a possibilidade de ACM concorrer a vice-presidente surgiu com a publicação de uma pesquisa de intenção de voto pela revista "IstoÉ". Conforme a pesquisa, uma chapa formada por FHC e ACM ganharia no primeiro turno da eleição.
ACM assume a Presidência hoje às 7h30, na Base Aérea de Brasília, no embarque de Fernando Henrique. Logo depois, o presidente interino embarca para Salvador, onde fica até segunda-feira.

2002
Ontem, falando sobre a possibilidade -descartada- de ser o vice de FHC, ACM disse que se sentia "mais útil no Senado do que em qualquer outra função", mas iniciou a frase enfatizando a expressão "no momento".
O fato foi visto por assessores do senador baiano como uma indicação de que ele está disposto a ser candidato à Presidência em 2002, quando terá 74 anos. Questionado pela Folha sobre o assunto, ACM disse que não descarta a possibilidade de exercer outras funções políticas depois de 98.
Indagado sobre a possibilidade de concorrer à Presidência em 2002, respondeu: "Está fora do meu contexto".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.