São Paulo, quinta-feira, 16 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/PÚBLICO & COMERCIAL

Telma Silva é funcionária de empresa de eventos do publicitário, que seria fonte do "mensalão'; subordinado de Gushiken nega conflito ético

Mulher de diretor da Secom atua com Valério

RUBENS VALENTE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A mulher do diretor de Eventos da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo, capitaneada por Luiz Gushiken), Telma dos Reis Menezes Silva, defende em Brasília interesses do publicitário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza em contratos com órgãos públicos e empresas privadas. Ela trabalha na Multi Action, empresa que realiza eventos.
Segundo a denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), as empresas de Valério são a fonte do dinheiro para o pagamento do "mensalão" a deputados.
A publicitária Telma Silva, mulher de Marco Antônio da Silva, trabalha há cerca de um ano como "contato" da empresa Multi Action Entretenimentos Ltda., pertencente a Valério.
O diretor da Secom disse que, no órgão, não desempenha função de supervisionar contratos de empresas como as de Valério. Afirmou que se encontrou com ele na Secom apenas "uma ou duas vezes", mas em "relacionamento institucional".
Sediada em Belo Horizonte (MG) e com escritório em Brasília, a Multi Action é a empresa do grupo de Valério voltada para a organização de eventos. Teve faturamento estimado em R$ 2 milhões no ano passado.
O papel da empresa consiste em executar eventos contratados pelas outras empresas de Valério que assinam os contratos.
A Multi Action realiza eventos para o Banco do Brasil, por exemplo, sendo remunerada pela conta mantida pela DNA Propaganda, empresa registrada em nome da mulher de Valério, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza.
Marco Antônio ocupa um dos quatro cargos mais importantes na Secom abaixo do ministro Gushiken (são os da secretaria adjunta e diretorias de Eventos, Imprensa e Publicações).
A Secom tem poderes de opinar e mesmo determinar mudanças em editais de concorrência pública na área de comunicação em outros órgãos públicos e estatais.
Segundo o site da Secom, suas atribuições incluem "coordenação, normatização, supervisão e controle da publicidade e de patrocínios dos órgãos e das entidades da administração pública federal, direta e indireta, e de sociedades sob controle da União".
As empresas de Valério mantêm ao menos seis contratos com órgãos públicos do governo. Na entrevista divulgada anteontem pela revista "IstoÉ Dinheiro", a ex-secretária de Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio, disse que a Multi Action atua na área de esportes do Banco do Brasil.

Empresa
A publicitária Telma, procurada na sede da empresa Multi Action, em Brasília, não foi localizada ontem. No escritório da empresa em Brasília, seu nome consta da relação de funcionários da empresa. Um colega de Telma disse que ela costuma trabalhar no contato com órgãos públicos e empresas.
Por sua assessoria em Belo Horizonte, a Multi Action informou, sobre Telma, que "não há qualquer irregularidade no fato". "A Multi Action nunca teve e jamais terá qualquer benefício decorrente dessa relação". Segundo a assessoria, ela é contratada da empresa há ao menos um ano.


Texto Anterior: Outro lado: Senador diz que ação é resultado de "erro primário"
Próximo Texto: Outro lado: Para subordinado de Gushiken, não há irregularidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.