São Paulo, Segunda-feira, 16 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OPOSIÇÃO
Reformas de Chávez são "fantásticas", afirma Lula

das agências internacionais

O líder petista Luiz Inácio Lula da Silva fez elogios ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está promovendo uma polêmica reforma nas instituições de seu país com uma postura fortemente contrária ao neoliberalismo.
Para Lula, Chávez está em condições de realizar "por vias democráticas" as mudanças sociais naquele país. Em 1992, o então tenente-coronel Chávez tentou tomar o poder por meio de um golpe militar. Acabou eleito presidente no ano passado.
Lula, que ontem estava em Buenos Aires, fez os comentários durante entrevista ao jornal argentino "La Nación", antes de regressar ao Brasil.
O presidente venezuelano, que acabou de completar 200 dias no poder, conseguiu a aprovação por voto de uma Assembléia Constituinte com plenos poderes para ""refundar a República".
Na Venezuela, os críticos de seu governo afirmam que o presidente quer, na prática, centralizar poderes e transformar o país em um Estado militarizado. Autoridades do Judiciário temem que Chávez enverede por uma ditadura -com fechamento do Congresso e intervenção em tribunais.
Questionado pelo jornal argentino sobre o atual processo político venezuelano, Lula respondeu: "Creio que é fantástico".
"Já tive reuniões com Hugo Chávez. Nas duas vezes em que ele foi ao Brasil, nos encontramos. Acredito que é uma pessoa fantástica e que conhece perfeitamente as dimensões dos problemas da Venezuela", declarou.
De acordo com o petista, Hugo Chávez "não é o ditador que estão dizendo". "Além disso, ele já demonstrou a todos que tem muita coragem política."

Colômbia
Sobre os recentes problemas internos da Colômbia, relativos ao narcotráfico e à guerrilha, o líder petista declarou ao "La Nación" que seu partido não aceitará uma eventual ingerência dos Estados Unidos.
"Os norte-americanos têm de cuidar dos próprios problemas internos. Os colombianos, dos seus", afirmou Lula.


Texto Anterior: PM do DF destaca 14 mil homens
Próximo Texto: Aeronáutica: Suspeito de tráfico em avião é preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.