UOL

São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Objetivo do presidente brasileiro é fortalecer o bloco comercial

Brasil quer Colômbia no Mercosul

GABRIELA ATHIAS
ENVIADA ESPECIAL A CARTAGENA DAS ÍNDIAS

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, receberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -que chega hoje a Cartagena das Índias- com um pedido: quer que o Brasil apóie a Colômbia na OIC (Organização Internacional do Café) para estabelecer um preço mínimo para o café no mercado internacional. Os 15 países consumidores e a União Européia, que integram a OIC, não aceitam.
Lula chega ao país oficialmente para participar da cerimônia de comemoração dos 40 anos da OIC. Antes do evento, os dois terão uma conversa reservada.
"É preciso buscar, por meio da organização dos países produtores e consumidores de café, novos parâmetros de qualidade e a garantia de um preço justo para os produtores", disse Uribe, em Bogotá, segundo o CNE (Centro Nacional de Notícias de Estado).
Lula irá convidar Uribe para participar do Mercosul e assinar um acordo de livre comércio com o bloco até o fim do ano, como já ocorreu com Peru e Bolívia. A adesão da Colômbia ao bloco fortaleceria o Mercosul.
Lula também deverá formalizar a Uribe uma proposta para o Brasil sediar a eventual reunião entre representantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e das Nações Unidas.
A embaixadora do Brasil na Colômbia, Maria Celina de Azevedo, disse ontem que a discussão sobre as Farc deverá ser um "tema secundário" no encontro de hoje.
Para Lula, a aproximação entre Brasil e Colômbia é necessária para que seja bem sucedido o projeto de reforçar a liderança brasileira na América Latina.
Hoje, a avaliação do governo Lula é que a Colômbia é mais próxima dos Estados Unidos. O Brasil não tem projeto com o país de Uribe. Já o presidente norte-americano, George W. Bush, apóia o principal instrumento de combate às Farc, o Plano Colômbia.

Segurança
Os mesmos policiais que fazem a segurança do presidente colombiano estarão responsáveis pelo esquema de Lula. Em razão de Uribe ser considerado o "alvo número 1" dos guerrilheiros das Farc), ele também é considerado o "homem mais bem guardado" do país, como disseram à Folha seguranças brasileiros que estão em Cartagena, esperando Lula.
A chegada de Lula estava prevista para hoje, às 3h. Até ontem, era pequena a movimentação de policiais do exército colombiano.


Texto Anterior: Dirceu promete "compensações" a Estados pobres
Próximo Texto: Janio de Freitas: A arma do lobby
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.