São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAS DE DUDA MENDONÇA

Promotor de Nova York rejeita pedido de CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O promotor assistente do Condado de Nova York Adam Kaufmann enviou carta na sexta-feira no final do dia ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça informando que foi negado um pedido para que a CPI dos Correios tivesse acesso a documentos bancários referentes a movimentação da empresa Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça.
Responsável pela campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, Duda confessou à CPI dos Correios ter recebido aproximadamente R$ 10 milhões de maneira ilegal em conta bancária nos EUA pertencente a uma empresa sua, a Dusseldorf, cuja sede é nas Bahamas.
Apesar de negar o acesso da CPI aos documentos bancários que já foram levantados, o procurador Kaufmann disse em sua carta que a investigação brasileira poderia requerer os papéis por meio do acordo de cooperação que existe entre Brasil e EUA.
O que ocorre é que os documentos já disponíveis foram solicitados anteriormente pelo DRCI, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Mas a autorização judicial para o fornecimento não permite que os papéis sejam repassados a terceiros -no caso, à CPI dos Correios.
Quando estiveram em Nova York no início deste mês, representantes do DRCI, PF e MP tiveram de assinar um termo de compromisso garantindo que não repassariam a documentação recebida a nenhuma parte de fora de suas instituições. Depois de relutar um pouco, todos concordaram com essas condições.
Ainda assim, o DRCI fez um pedido formal à Promotoria de NY para que os papéis, quando chegassem ao Brasil, fossem repassados à CPI. É esse pedido que foi rejeitado na última sexta-feira.
Funcionários do Ministério da Justiça recomendaram aos congressistas que façam o mais rapidamente possível um pedido formal para terem acesso à documentação. Para isso, será preciso que a Promotoria de Nova York autorize formalmente. O DRCI e a PF só devem receber os papéis em aproximadamente duas semanas. (FERNANDO RODRIGUES)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Ofensiva governista: Lula vê crise no fim e já prepara campanha
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Análise: Crise está longe do fim, dizem analistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.