UOL

São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNO PETISTA

Ministro da Segurança Alimentar destaca criação de "Banco de Alimento"

41 ações do Fome Zero saem dia 30

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Segurança Alimentar, José Graziano, afirmou ontem que as 41 ações do programa Fome Zero serão anunciadas no próximo dia 30. Dentre elas, o ministro destacou a criação nas regiões metropolitanas de um "Banco de Alimento".
Graziano explicou que já existe um projeto-piloto comandado pela Prefeitura de Santo André, do PT. A idéia é aproveitar sobras de alimentos de restaurantes, por exemplo, e distribuí-las em bairros pobres das periferias das cidades ou em entidades beneficentes, como creches e orfanatos.
A distribuição, acrescentou ele, poderá ser feita pelas prefeituras ou por entidades não governamentais. "Hoje exista uma perda muita grande de alimentos, enquanto em alguns lugares há muita carência", disse o ministro.
Graziano disse ainda que os R$ 180 milhões liberados pelo Ministério do Planejamento para investimento no Fome Zero até fevereiro é mais que o necessário. "Isso foi previamente combinado. Eu disse inclusive que vai sobrar dinheiro para os próximos meses."
Para o ministro, os recursos previstos no Orçamento deste ano para o programa (R$ 1,8 bilhão) serão suficiente para colocar em prática as 41 ações. "Se houver necessidade de mais dinheiro, os ministros da área econômica já comprometeram em encontrar os recursos", adiantou.
O programa Comunidade Solidária, criado pela ex-primeira-dama Ruth Cardoso, vai se integrar ao programa Fome Zero. O Comunidade Solidária, que estava vinculado à Presidência da República, foi transferido para o Ministério Extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome.
De acordo com o novo secretário-executivo do programa, José Giácomo Baccarin, o governo quer integrar a população dos locais que receberem o Fome Zero a outros projetos federais.
"A idéia é encorparmos a presença do Estado nas comunidades. O Comunidade Solidária era muito liberal de achar que o indivíduo, se fosse estimulado, resolveria todos os seus problemas", disse Baccarin, ex-prefeito de Jaboticabal (SP) e primeiro suplente do senador eleito Aloizio Mercadante (PT-SP).
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, quer promover um show no segundo semestre para arrecadar recursos para o projeto Fome Zero. Segundo Gil, a proposta é reunir artistas, inclusive estrangeiros, num evento que seria transmitido por emissoras de televisão nos moldes do TeleFood -show promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).


Texto Anterior: Transportes: Assessor demitido era ligado a Adauto
Próximo Texto: Prefeito é acusado de improbidade em Guaribas (PI)
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.