São Paulo, domingo, 17 de fevereiro de 2002

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Presidenciável reforça publicidade no Rio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Saúde, o tucano José Serra, pilota diretamente um reforço para a campanha de publicidade e de combate à dengue no Estado do Rio de Janeiro, foco de três problemas graves para a sua candidatura presidencial.
Terceiro maior eleitorado do país, o Rio sofre epidemia de dengue, o que desgasta a imagem de Serra, e é a sede de dois inimigos políticos que vivem a disparar farpas contra o tucano: o governador Anthony Garotinho (PSB), pré-candidato à Presidência, e o prefeito da capital, Cesar Maia (PFL). O prefeito é um dos articuladores da candidatura de Roseana Sarney (PFL), governadora do Maranhão, ao Palácio do Planalto.
Há uma campanha nacional contra a dengue. No momento, por recomendação da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), porém, existe um reforço em três Estados: Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A Folha apurou que o secretário de Comunicação de Governo, João Roberto Vieira da Costa, o Bob, determinou prioridade para a publicidade nos três Estados, mas é o Rio de Janeiro que, pelo valor político, mais preocupa. Bob, ex-assessor de comunicação de Serra, é um dos estrategistas do candidato tucano.

Custo
Devido ao custo mais elevado e ao maior número de emissoras, o gasto de publicidade com o Rio para campanhas de TV estaduais em fevereiro é de R$ 366 mil.
Goiás, com um preço de publicidade mais baixo, tem R$ 87 mil para comerciais no mesmo período. Mato Grosso deverá gastar neste mês R$ 30 mil.
A estratégia de Serra é continuar a dividir a responsabilidade pela epidemia de dengue com Garotinho e Maia, mas mostrando interesse em ajudar o Estado.
O tucano já tem dificuldades em colégios eleitorais fortes como a Bahia e Minas Gerais. Ele avalia que, se não reagir a Garotinho e a Maia, terá desempenho fraco no Rio e poderá ficar com o carimbo nacional de candidato da dengue.
Para fazer propaganda no Estado, o Ministério da Saúde faz anúncios em todos os grandes programas de rádio AM. Há também uma publicidade especial em ônibus e trens. (KA)



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