São Paulo, Sábado, 17 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÚLTIMO DISCURSO

da Redação

Leia trechos do discurso que André Franco Montoro preparou para o "Foro América Latina-Europa para um Desenvolvimento Social Sustentável", na Cidade do México, e que foi lido anteontem pelo ex-deputado Fernando Gasparian.

"... Estamos diante da ameaça de um colapso global. E é evidente que não podemos continuar vivendo num mundo em que uma especulação financeira de alguns minutos, em qualquer parte da Terra, ameace a economia de nações inteiras e destrua o trabalho de milhões de homens e mulheres."
"... A gravidade e extensão da atual crise é o maior desafio ao dogma do mercado livre. E vem confirmar a advertência sempre atual de Lacordaire: "Entre o forte e o fraco a liberdade oprime; é a lei que salva"."
"... E a crise atual como terminará? Com a obediência cega às leis do mercado? Com o surgimento de uma convulsão social generalizada? Ou com o estabelecimento de normas disciplinadoras das relações econômicas internacionais? Para superar a lei das selvas e a opressão dos mais fortes, a humanidade vem criando através da história normas jurídicas de civilização e respeito à dignidade das pessoas. A luta pelo direito é a própria história da civilização. Hoje essa luta se estende, principalmente, ao plano das relações internacionais. Esse é o sentido da citada decisão da ONU."
"...Talvez em nenhuma época como hoje, a luta pelo direito tenha se identificado tanto com a própria defesa da civilização e do desenvolvimento humano. É dever de todos zelar para que a globalização -superando os riscos da exclusão e da violência- esteja a serviço da paz e da solidariedade."


Texto Anterior: Franco Montoro morre aos 83 em SP
Próximo Texto: "Diretas" marcou trajetória de Montoro
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.