São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para FHC, clientelismo está sendo minado no Brasil

DO ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, durante palestra para 60 pesos-pesados da economia e da política chilena, que "o que está se passando no Senado Federal há pouco tempo seria impensável". Sem mencionar o nome de Jader Barbalho, o presidente afirmou que as "estruturas antigas estão naturalmente sendo minadas por processos sociais, não são nem políticos, mas que permitem alcançar o plano político e pôr em xeque as formas tradicionais de política".
FHC fez essa avaliação ao expor o processo de transformação econômica, social e política do país nos últimos anos. Antes de citar o Senado, ressalvou que não entraria em detalhes, por estar falando como presidente da República sobre um outro Poder.
Segundo FHC, o sistema tradicional está baseado em laços de clientelismo e assistencialismo, com muitos caudilhos. "Isso está se quebrando", afirmou, garantindo que não há mais critérios políticos na distribuição de recursos federais. (WILSON SILVEIRA)



Texto Anterior: Sem prova para cassação, comissão quer depoimento
Próximo Texto: Janio de Freitas: Caça ao dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.