São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO TRT

Juiz decidirá com base em laudo

Nicolau pode voltar à PF na próxima semana

DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz Casem Mazloum, da 1ª Vara Criminal da Justiça Federal, decide na próxima semana se o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto retorna à casa de custódia da Polícia Federal, em São Paulo. A decisão vai se basear no laudo médico assinado por uma junta do Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) que deve recomendar a volta de Nicolau à prisão. O exame foi pedido pela Justiça Federal.
No documento, os cinco médicos que examinaram o juiz aposentado na última sexta-feira devem confirmar o diagnóstico de hipertensão e depressão, doenças que acometem pessoas presas e que podem ser tratadas na prisão. No dia 29 de junho, Mazloum atendeu um pedido do advogado de Nicolau, Alberto Toron, e concedeu o benefício da prisão domiciliar por 30 dias ao juiz aposentado, que sofria de hipertensão e depressão.
No final da tarde de ontem, já de posse do laudo, Mazloum deu prazo de três dias úteis para que o Ministério Público Federal e o advogado de Nicolau se manifestem sobre o diagnóstico. Toron e a procuradora da República Janice Ascari só devem ser informados oficialmente do resultado dos exames hoje.
Nicolau foi preso em dezembro do ano passado, depois de 227 dias em fuga. O juiz aposentado é acusado de comandar um esquema que desviou R$ 169,5 milhões das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo.



Texto Anterior: Senado sob pressão: Publicação de bens dos deputados pode emperrar Código de Ética
Próximo Texto: Inteligência militar: Arapongas omitem origem de seus gastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.