São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

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NO AR

Rumor

NELSON DE SÁ
EDITOR DA ILUSTRADA

Os publicitários Duda Mendonça e Nizan Guanaes, que ajudaram a vender/eleger Paulo Maluf e FHC, respectivamente, e hoje em dia cuidam de Lula e Roseana Sarney, sempre estiveram de olho na web.
Em dez anos de democracia virtual, ambos dominaram a televisão e o rádio como ninguém, mas a internet parecia indomável, não apenas para eles dois, mas até para o marketing comercial -de onde o marketing político tirou todas as suas armas, como se sabe.
Não mais. Para 2002, já existe uma nova arma no domínio virtual: o rumor.
Começou, pelos cálculos da "BusinessWeek", que dedicou capa ao "marketing do rumor", com um filme lançado há dois anos, "A Bruxa de Blair". Pela internet, em listas e mensagens, ergueu-se o mito antes mesmo que ele estreasse.
A experiência deu tão certo, na bilheteria, que passou a ser mimetizada por corporações como a Ford, para lançar uma nova versão do Fiesta, e a VF, do jeans Lee.
No caso do jeans, foram levantados 200 mil jovens "influentes" em listas da web. Todos receberam, por e-mail, videoclipes de suposto "orçamento ultrabaixo", independentes.
Cada um dos 200 mil enviou as mensagens, em média, segundo pesquisa, a seis amigos. Os clipes diziam para visitar sites dos "autores". Quando eles foram abertos, 100 mil tentaram entrar de uma vez e derrubaram o servidor.
Tempos depois, uma campanha de TV avisou que os clipes eram de um game que, para ser acessado, exigia um código que vinha nos jeans Lee. As vendas subiram 20% -e tornaram a atual estação americana "o verão do rumor", com agências especializadas e campanhas de corporações.
Imagine agora o que Duda Mendonça, Nizan Guanaes e colegas podem fazer com tal arma, em 2002.
Tem só um problema, com o marketing do rumor. Na expressão do presidente da ADD Marketing, uma empresa que se especializou em salas de "chat", bate-papo:
- Os clientes têm que saber que, se você está tentando parecer subversivo e você é flagrado, pode ser perigoso.

 

Quem estiver interessado pode se aprofundar na nova modalidade de marketing no livro "The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference", de Malcolm Gladwell.

E-mail:
nelsonsa@uol.com.br



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