São Paulo, sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador se distancia do partido

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), reagiu friamente à indicação do senador Maguito Vilela (GO) como candidato da oposição à presidência nacional do partido. A escolha se dará na convenção do dia 9 de setembro, em Brasília, de que Itamar não deve participar. Em tom burocrático, Itamar disse em nota ver "com satisfação a candidatura do senador porque é importante para o PMDB uma postura ética e a volta as suas origens históricas. É a oportunidade que o PMDB tem para desenvolver um novo modelo econômico, político e social para o país". Itamar não disputará essa indicação por não ter conseguido unir o partido.
O governador só deve continuar no PMDB se Maguito vencer o deputado federal Michel Temer (SP), o que favoreceria sua pretensão de ser indicado como candidato do partido a presidente da República. Mas ele não nutre grande esperança, tanto que já agendou para o dia da convenção viagem para o interior do Estado, onde vai inaugurar obras.
Itamar deve ir para o PDT. A sua última esperança era a candidatura do senador Iris Rezende (GO), para ele mais viável. A ala oposicionista do PMDB tenta (e deverá conseguir) mantê-lo no partido até a convenção.



Texto Anterior: Sucessão no escuro: FHC veta saída de ministro e atinge Itamar
Próximo Texto: Jobim teme riscos do voto impresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.