São Paulo, sexta-feira, 17 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/CAMPANHA

Tucano afirma que prefeita não pôs "pingos nos is" e que ex-prefeito é "especialista" em mentir

Serra diz que Marta e Maluf não acreditam no que falam

RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, procurou ontem ligar Marta Suplicy (PT) a Paulo Maluf (PP) afirmando que os dois dizem mentiras. Para Serra, nem eles próprios acreditam nas coisas que falam. Foi uma resposta a ataques feitos ontem pela prefeita e pelo ex-prefeito.
O candidato do PP havia afirmado que o tucano merece "o grande prêmio: Pinóquio", por enganar os eleitores mostrando no horário eleitoral obras que foram feitas pelo governador Mário Covas (PSDB), morto em 2001.
"É o que eu sempre disse: nem o Maluf acredita naquilo que está falando. Ele é especialista nisso", disse Serra ontem, depois de apresentar suas propostas para o centro de São Paulo na Associação Viva o Centro.
Em seguida, o ex-ministro dirigiu seus ataques à candidata do PT, sua principal adversária na sucessão paulistana. Questionado sobre o fato de Marta ter dito que a candidatura tucana não tem proposta para a cidade de São Paulo, Serra a comparou a Maluf:
"Ela está repetindo o Maluf. Nem ela acredita nisso que está dizendo. Ela tentou até seguir coisas que nós fizemos no Ministério da Saúde e não conseguiu, como o atendimento às gestantes".

"Pingos nos is"
Aproveitando o mea-culpa da prefeita em relação à saúde -Marta afirmou que, se pudesse reiniciar sua gestão, "teria feito coisas diferentes na saúde"-, Serra insistiu nesse tema, que é o carro-chefe de sua campanha:
"Ela tinha dito que iria pôr os pingos nos is na questão da saúde, mas até agora não pôs. Espero que ela possa pelo menos pôr os remédios nos postos de saúde. Se não põe pingo no i, que pelo menos ponha remédio nos postos".
O "pingo no i" foi uma referência direta a uma declaração dada por Marta -mais um sinal de que nenhum ataque, tanto do lado tucano como do lado petista, ficará sem revide. A prefeita havia dito na terça-feira que não ficaria em silêncio e que, diante de "mentiras plenas", colocaria "os pingos nos is".
Irritado com a insistência dos jornalistas nas perguntas sobre Marta e Maluf, Serra classificou as críticas dos dois de "vício eleitoral e publicitário" com o qual não pretende "perder tempo".
Logo em seguida, numa palestra no Tribunal de Alçada Criminal, Serra afirmou que o número de moradores de rua é "muito pequeno". "São 10.500 pessoas, 0,1% da população da cidade. É pouco. E por isso mesmo é um problema aritmeticamente equacionável."
Ele disse que tem citado apenas as parcerias que fará com o Estado, governado pelo PSDB, porque, para o município, "a importância [do Estado] é muito maior" que a do governo federal.


Texto Anterior: Maluf chama Serra de "Pinóquio"
Próximo Texto: Justiça suspende propaganda do PT que ataca FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.