São Paulo, terça-feira, 17 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSB fica com Ciência e Tecnologia e estatais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário-geral do PSB, Roberto Amaral, acertou em reunião com o futuro ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT), que seu partido terá cargos em estatais ou em autarquias federais, além de ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia.
Amaral, cotado para ficar com a pasta, disse que o PSB "já aceitou" a responsabilidade de assumir o ministério e que a conversa com Dirceu "avançou no sentido de confirmar a participação do partido no governo".
Afirmou também que houve até surpresa com a definição, já que se trata de um cargo estratégico para alavancar o crescimento do país, proposta que guia o programa de governo petista.
"É uma pasta importantíssima. Não haverá crescimento nesse país se não houver desenvolvimento científico e tecnológico." Amaral não confirmou, no entanto, se será o titular. Caberá ao partido decidir o nome.
No encontro, Dirceu e Amaral também trataram da ampliação de base de apoio ao novo governo no Congresso. O PSB elegeu 22 deputados e três senadores. Pelas contas do secretário-geral da legenda, em fevereiro, quando acontece a posse das novas bancadas, o partido terá 32 cadeiras na Câmara e até cinco no Senado.
Segundo Amaral, o ex-governador do Rio Anthony Garotinho não ocupará cargos na equipe de Lula. Garotinho deve se encontrar hoje com Dirceu em São Paulo. O tema do encontro será o resgate de créditos que o Estado tem com a União, uma forma de aliviar as dificuldades financeiras do atual e do futuro governo fluminense, de Rosinha Garotinho.

Alcântara
Questionado sobre o protocolo assinado pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos para que os americanos usem a base de Alcântara, no Maranhão, de onde são feitos lançamentos de foguetes, Amaral disse ser contrário aos termos firmados no ano passado.
"O PSB e o PT apóiam o relatório do Waldir Pires [deputado pelo PT-BA], que restabelece a soberania brasileira. Esse documento é inaceitável." (ANDREA MICHAEL)


Texto Anterior: Lessa anuncia que sairá do PMDB
Próximo Texto: Empresa de Furlan deve ao BNDES
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.