UOL

São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO A 2004

Declaração da prefeita petista pode indicar renúncia à candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2006

Meu sonho é governar SP por 8 anos, diz Marta

DA REPORTAGEM LOCAL

Candidata à reeleição, a prefeita Marta Suplicy (PT) disse ontem que seu "sonho" é administrar a cidade de São Paulo "por oito anos", em uma insinuação de que não planeja disputar o governo estadual em 2006. Marta é um dos nomes mais cotados do PT para a sucessão de Geraldo Alckmin (PSDB) e, há um mês, chegou a admitir essa possibilidade.
"Eu nunca fecharia a porta para nada, mas vocês [jornalistas] já estão colocando a carroça na frente dos bois", disse na época.
A frase de ontem foi dita em entrevista após discurso do balanço de mil dias de sua gestão, na prefeitura. "Meu sonho é governar essa cidade por oito anos", disse. Sobre se não seriam seis anos em vez de oito, afirmou que mantinha a declaração e que o repórter não tinha "captado" a resposta.
A Folha apurou que a prefeita tem sido orientada por assessores e correligionários a evitar declarações categóricas sobre o assunto. O PT considera que parte do eleitorado tende a deixar de votar na prefeita no ano que vem se ficar caracterizado que poderá renunciar para concorrer ao Estado. Por outro lado, uma declaração peremptória agora poderia amarrar o futuro político da prefeita.
O debate sobre uma eventual candidatura de Marta ao governo estadual normalmente vem camuflado na discussão sobre a escolha de seu vice na eleição de 2004. A principal avaliação é que, com um vice petista, Marta terá liberdade para deixar a prefeitura e buscar o governo estadual. Se houver composição com outro partido, crescerão as pressões para que cumpra o mandato até o fim, para não "entregar" a maior prefeitura do país a outra sigla.
Os dois principais cotados para ocupar o posto de vice são o secretário de Governo, Rui Falcão, e o dos Transportes, Jilmar Tatto. Nas discussões internas, a maioria dos petistas aposta em Falcão.
Marta chegou a articular para que o presidente do PT, José Genoino, fosse o seu candidato a vice -idéia debelada pelo petista, que acredita ter o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar o governo do Estado.
Também são cotados para disputar o governo o líder no Senado, Aloizio Mercadante, e o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha. (PEDRO DIAS LEITE e SIMONE IWASSO)


Texto Anterior: Interesse público: Ministro veta acesso a documentos
Próximo Texto: Defesa: Bancada do PT sugere Apolônio para conselho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.