São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeita ainda teme extinção de Uiramutã

DA AGÊNCIA FOLHA

A prefeita de Uiramutã (RR), Florany Mota (PT), disse ontem à Folha que, mesmo com a decisão do STF que suspendeu liminares favoráveis à homologação descontínua da terra indígena Raposa/Serra do Sol, ela espera que o município não seja extinto caso o governo federal opte pela homologação contínua da área.
Se a demarcação contínua decidida em 1998 for confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, descontentará grupos a favor da presença de não-índios na região (que teriam de abandonar a área urbana e fazendas da região).
Se Lula decidir optar pela homologação descontínua -mantendo estradas, plantações e a cidade de Uiramutã-, ele irá desagradar o setor do qual fazem parte o CIR (Conselho Indígena de Roraima) e a Funai (Fundação Nacional do Índio).
O CIR enviou ontem uma carta ao presidente Lula, na qual pede que a homologação da terra indígena seja confirmada como contínua, informou a advogada da entidade, Joênia Wapixana. (JOSÉ EDUARDO RONDON)

Texto Anterior: Questão indígena: Demarcação de reserva em Roraima é liberada pelo STF
Próximo Texto: Campo minado: MST promete vingar lavrador morto no PE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.