São Paulo, sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Crime ocorreu ontem

MST promete vingar lavrador morto no PE

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um lavrador ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) foi baleado em um engenho, em São José da Coroa Grande (a 145 km de Recife, PE), e morreu ontem na capital, onde estava hospitalizado. Os sem-terra prometeram destruir a propriedade para vingar o crime.
A vítima, Josuel Fernandes da Silva, foi morto supostamente por um funcionário do engenho Manguinhos, propriedade reivindicada pelo movimento para desapropriação e reforma agrária.
Silva foi atacado na madrugada de anteontem ao sair de sua casa localizada dentro da área. Filho de um dos líderes do MST na região, ele teria sido espancado antes de ser baleado no abdome.
Levado a Recife, o lavrador -que chegou a trabalhar no engenho- foi submetido a uma cirurgia. Após a operação, o promotor agrário do Estado, José Edson Guerra, conversou com ele. Silva, segundo Guerra, disse que conhecia o agressor havia pelo menos três anos.
O promotor não revelou o nome do acusado, mas a Folha apurou que ele se chama Marcos e trabalha no engenho como segurança. Guerra foi à região, acompanhado de representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e do Ministério Público Estadual.
No local, conversou com os sem-terra e realizou uma busca na propriedade, com policiais militares e civis. O suposto criminoso não foi encontrado.
A notícia da morte do trabalhador rural provocou revolta entre os integrantes do MST que participam de um congresso em Recife. Reunidos em assembléia, eles decidiram vingar o crime.
"Não vai sobrar uma telha da casa grande", disse o líder estadual e coordenador nacional do movimento, Jaime Amorim. "Vamos quebrar tudo, porque já havíamos denunciado a presença de jagunços e nada foi feito."


Texto Anterior: Prefeita ainda teme extinção de Uiramutã
Próximo Texto: Contas públicas: STF suspende reajuste dado aos servidores do Congresso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.