UOL

São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF pedirá ajuda de Interpol para investigar caso

DA SUCURSAL DO RIO

A PF (Polícia Federal) informou que deverá pedir ajuda à Interpol (Polícia Internacional, que reúne polícias de 181 países) para tentar localizar outras contas ilegais no exterior, ligadas ao caso dos fiscais do Rio.
Segundo a assessoria da PF, os suspeitos só serão chamados a depor depois que forem analisadas as informações solicitadas pela Justiça Federal no Estado sobre declarações de renda, bens e patrimônio.
A PF informou também que o inquérito, aberto no dia 11 de dezembro, foi enviado à Justiça Federal depois de um mês, para prorrogação do prazo. O inquérito foi enviado, segundo a PF, em meados de 9 de janeiro.
A assessoria da Justiça Federal no Rio informou, porém, que o inquérito ainda não chegou ao juiz Lafredo Lisboa Vieira Lopes, da 3ª Vara Criminal, e estaria em trânsito.
O advogado de sete dos investigados, Clóvis Sahione, disse que obteve do juiz a promessa de liberar pelo menos a conta-salário dos clientes. A Justiça Federal não confirmou a informação de Sahione. Já foi enviada à Suíça carta rogatória em que a Justiça pede que sejam remetidos ao Brasil os documentos do caso.

Demora
Enquanto aguarda que seja firmado um acordo legal entre Brasil e Suíça, o delegado da PF Adauto Almeida Martins, que preside o inquérito, não pode solicitar documentos à Suíça.
A saída encontrada foi o auxílio do Coafi (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), ligado ao Ministério da Fazenda. O objetivo é rastrear a saída do dinheiro do Brasil.
A demora em concluir o acordo impede que os supostos envolvidos no caso não sejam convocados para depoimento antes de se saber a titularidade das contas na Suíça. Os policiais temem não poder contrapor as declarações deles se não estiverem com os documentos.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Ex-assessor afirma que Garotinho lhe telefonou
Próximo Texto: Funcionalismo: Greve deixa pacientes sem atendimento em hospital
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.