São Paulo, segunda-feira, 18 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

A coisa desandou

O site Fazendo Media, do Rio, ironiza que Globo e Renan Calheiros "sempre tiveram relação profícua, mas a coisa desandou" desde o "JN" de quinta-feira. Pergunta por que a "discórdia" e por que "só agora". Ao longo do fim de semana, ele prosseguiu na mira.
 
No Blog dos Blogs, Tales Faria postou que, para o DEM de José Agripino Maia, "a estratégia de partir para cima rendeu: levou o PSDB a se posicionar, até o líder Arthur Virgílio". O ex-PFL agora "avalia que, se Renan renunciar, são maiores as chances de o DEM vencer". Na Folha Online, Kennedy Alencar registrou uma "discreta preocupação no Palácio do Planalto".
Há duas semanas, o blog de Josias de Souza postou que Renan já dava o DEM como "interessado num terceiro turno" e usando sua "vida pessoal" de "arma".

"DEMOCRACIA"

miamiherald.com


Mais um domingo sobre "afrolatino-americanos" na capa do "Miami Herald", desta vez inteiramente voltado para o Brasil. Sob a manchete, "A auto-imagem pública do Brasil como uma "democracia racial" é desafiada por negros que lutam para subverter séculos de racismo". Na foto, uma piscina de mansão e favela ao fundo. Entre as reportagens, uma sobre o movimento quilombola, outra sobre a TV de Netinho.
O texto principal trata dos programas de ação afirmativa e menciona o discurso de "democracia racial" como maior obstáculo. Ouve líderes negros e, no outro lado, cita "Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da maior rede de televisão do país, Globo".

TRANSBORDANDO
Os sites de "Washington Post", "New York Times" e outros reproduziam ontem o especial "Prisões da América Latina estão transbordando", dos correspondentes da AP na América Central, Rio, São Paulo, Santiago e Caracas.
Diz que "homens, mulheres e crianças" seguem presos sem processo, como efeito do código napoleônico que é a base das leis da região -que "determinam que os acusados provem a inocência" em caso de prisão. Diz serem 172 mil nessa condição, só no Brasil.

DECEPCIONADOS
Em longa reportagem no sábado, com tradução no UOL, o francês "Le Monde" noticiou que os "camponeses sem-terra, decepcionados com a política do presidente, buscam nova estratégia". No congresso do MST, "discursos condenaram veementemente o agribusiness em expansão".
A correspondente ouviu Gilmar Mauro, coordenador do movimento, para quem "o governo aproximou-se do agribusiness" e "sua política não traz nada que se pareça com uma reforma agrária".

DA RCTV À TELESUR

Michael Stravaton - nytimes.com


Sob o título "Construindo uma TV e uma plataforma para esquerdistas", o correspondente do "NYT" visitou a Telesur de Hugo Chávez e abriu citando a cobertura do congresso do MST. Mas destacou as contradições do diretor da emissora, Andrés Izarra, 38, ex-CNN, NBC e RCTV, de perfil próximo ao de Franklin Martins, ex-Globo

AGORA, O BOTO
Atento aos ambientalistas, o "Guardian" noticiou que as usinas do rio Madeira podem "isolar os botos cor-de-rosa", trazendo "temor de extinção". Mas o problema maior ainda é a pesca, com "novas técnicas".

"REI DA SOJA" NOVO
Já o "Observer" destacou um novo "rei da soja", não mais Blairo Maggi, a ameaçar as matas da América do Sul. É o argentino Manuel Santos Uribelarrea, que avançou pelo Uruguai -e agora até o Brasil.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Saúde: ACM faz exame no Incor e pode ter alta hoje
Próximo Texto: Procuradoria deve denunciar envolvidos na Xeque-Mate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.