São Paulo, terça, 18 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA DATAFOLHA
FHC atinge 42% e está próximo da vitória já no primeiro turno

Se a eleição fosse hoje, o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teria 42% das intenções de voto, contra 38% de todos os seus adversários somados, revela pesquisa Datafolha. A diferença de quatro pontos percentuais está no limite da margem de erro e mostra que são grandes as chances de vitória do tucano no primeiro turno -para a qual necessita de metade mais um dos votos válidos em algum presidenciável.
FHC aparece com 42% contra 26% de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência e seu principal opositor. Em seguida, vêm Ciro Gomes (PPS), com 7%, e Enéas Carneiro (Prona), com 4%.
A pesquisa foi realizada entre 12 e 14 de agosto, ouvindo 10.289 em todos os Estados do país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Em comparação com a pesquisa de 8 e 9 de julho, aumentou de 12 para 16 pontos percentuais a diferença entre o presidente e o segundo colocado. Lula oscilou de 28% para 26%. O tucano foi de 40% para 42%.
Mesmo a contragosto, grande parte do eleitorado, segundo a pesquisa, planeja assistir ao horário eleitoral gratuito, que começa hoje no rádio e na TV. A maioria do eleitorado (51%) diz não ter nenhum interesse pelo horário na TV, mas 57% afirmam que pretendem assisti-lo, e 56% acham que os programas têm alguma importância na hora de decidirem seu voto. Mais eleitores idosos do que jovens têm muito interesse pelo horário eleitoral: 21% dos que têm 60 anos ou mais, contra 15% dos que têm de 16 a 24 anos de idade.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.