São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Ciro cai e fica atrás de Garotinho

Lula chega a 48% dos votos válidos, diz Ibope

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva cresceu dois pontos e aparece com 41% das intenções de voto na nova pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial. É o mais alto índice registrado pelo petista na série histórica do instituto.
De acordo com os números do Ibope, o líder da disputa tem no momento 48% dos votos válidos -cálculo que desconta os brancos e nulos e pressupõe distribuição dos indecisos correspondente ao patamar de cada candidato. Tinha 45% na semana passada.
Para que a eleição se encerre no primeiro turno, um dos postulantes tem de conseguir 50% dos votos válidos mais um. O atual resultado é o mais próximo que Lula já esteve desse cenário.
Dos demais candidatos, apenas Ciro Gomes (PPS) se moveu fora da margem de erro do levantamento, de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Caiu três pontos. Com 12%, está numericamente atrás de Anthony Garotinho (PSB), que oscilou de 12% para 13%. Considerada a margem de erro, os dois seguem empatados no terceiro lugar.
Isolado em segundo, José Serra (PSDB) manteve os mesmos 19% do levantamento anterior.
Não houve alteração significativa nos patamares de rejeição dos quatro principais candidatos.
Nas simulações de segundo turno, Lula ampliou vantagem sobre Serra e Ciro. Contra o tucano, sua vitória se daria por 53% a 36% (o placar era de 52% a 38% na pesquisa anterior). Contra Ciro, venceria por 55% a 32% (53% a 36% antes). O resultado contra Garotinho (55% a 33%) permanece o mesmo da semana passada.
A diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, chama a atenção para segmentos em que a queda de Ciro correspondeu a crescimento de Lula. No Nordeste, o candidato do PPS recuou de 21% para 16%, enquanto o petista avançou de 39% para 43%. Nas capitais, Ciro foi de 16% para 12%, e Lula, de 41% para 46%.
Cavallari destaca ainda as mudanças entre os eleitores com instrução superior, "minoritários, mas formadores de opinião". Nesse segmento, Ciro perdeu dez pontos (de 24% para 14%). Lula e Garotinho ganharam três cada um (de 41% para 44% e de 4% para 7%). Serra ganhou um (de 20% para 21%), e os indecisos subiram de 4% para 8%. Encomendada pela Rede Globo, a pesquisa teve seu campo feito de sábado a segunda. (RENATA LO PRETE)



Texto Anterior:
ELEIÇÕES 2002
Serra bombardeia Lula, que evita o confronto de olho no 1 turno

Próximo Texto: Campanha: Lula apóia a bomba atômica, afirma Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.