São Paulo, quarta-feira, 18 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Serra e Garotinho têm oscilações positivas, e Ciro segue com tendência de queda

Lula melhora em ranking de imagem, diz pesquisa

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o único dos quatro principais presidenciáveis que melhorou sua imagem, na semana passada, em ranking elaborado pelo Datafolha no seu rastreamento eleitoral.
De acordo com cálculo finalizado ontem, em uma semana -até o último domingo-, o IIP (Índice de Imagem Positiva) de Lula passou de 36,7% para 39,8%.
No mesmo período, o IIP de José Serra (PSDB) oscilou de 27,8% para 28,5%; o de Ciro Gomes (PPS), de 22,4% para 20,7%; e o de Anthony Garotinho (PSB), de 16,2% para 17,9% (veja no quadro ao lado). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O índice mede a imagem que os entrevistados fazem dos candidatos -quanto mais perto de 100%, mais perto da imagem "ideal" na percepção dos entrevistados.
Para calcular o índice, o Datafolha indaga a importância que os entrevistados dão a oito atributos. Depois, pergunta, de cada candidato, se ele tem essas qualidades.
Desde o início, os três atributos mais importantes na visão dos entrevistados são: capacidade de resolver problemas econômicos, capacidade de resolver problemas sociais e ser confiável.
Em uma semana, a taxa dos que acham que Lula tem capacidade para resolver problemas econômicos passou de 33% para 38%, a dos que acham que ele tem capacidade para resolver problemas sociais, de 37% para 41%, e a dos que o consideram confiável, de 36% para 40%.
O Datafolha lembra que o rastreamento reflete a opinião de uma parcela específica: os cerca de 54% do eleitorado brasileiro que tem telefone fixo em casa.



Texto Anterior: TSE proíbe Ciro de usar frase contra Serra
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Ataque e contra-ataque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.