São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth Cardoso dá palestra sobre Comunidade Solidária nos EUA

ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR
especial para a Folha, de San Francisco

"A primeira-dama não faz parte do sistema político." A frase, recebida com aplausos, foi dita numa palestra na quinta-feira pela primeira-dama do Brasil, Ruth Cardoso, na Universidade da Califórnia em Berkeley (Costa Oeste dos EUA).
Ruth, antropóloga, leciona nos EUA só este mês, como professora visitante, em quatro aulas, uma por semana. O evento de quinta-feira foi uma apresentação paralela, aberta para o público. Ruth chegou com atraso de cerca de 20 minutos e falou por meia hora para uma platéia de aproximadamente 200 pessoas. Depois ficou para responder perguntas.
O tema da apresentação era "Juventude no Brasil: Condições Sociais, Cultura e Políticas Públicas". Ruth falou, em inglês, sobre o Comunidade Solidária, chefiado por ela, destacando programas de alfabetização no Norte e Nordeste e de iniciação profissional em Estados de outras regiões.
Depois da palestra, Ruth disse que seu curso em Berkeley tem cerca de 25 alunos, todos de pós-graduação. "A classe está sempre cheia." Sobre a boa presença na palestra, brincou: "Acho que estou ficando famosa".
O evento de quinta-feira foi uma espécie de prévia para um grande painel sobre o Brasil que acontece no próximo dia 25, também em Berkeley. Entre as presenças anunciadas, as dos ministros José Serra (Saúde) e Raul Jungmann (Reforma Agrária) e a de Andrea Calabi (presidente do BNDES), além das dos senadores Roberto Freire (PPS-PE) e Marina Silva (PT-AC).


Texto Anterior: Crise na base: Planalto vai vetar eventual salário mínimo de US$ 100
Próximo Texto: ACM quer derrubar provável veto de FHC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.