São Paulo, segunda-feira, 19 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marta admite que não terá o apoio do PMDB em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), admitiu ontem que deverá concorrer à reeleição sem o apoio do PMDB. O PT vinha cortejando o partido a fim de que a sigla apoiasse a candidatura sem indicar o vice na chapa, condição fixada pelos líderes estaduais do PMDB para que houvesse a coligação.
Em encontro do Diretório Nacional, ontem, Marta fez uma curta exposição na qual citou sua vitória de 2000 como um exemplo de que o PT pode disputar a eleição sem o apoio de um grande partido, como o PMDB.
No mês passado, ela decidiu lançar o nome de seu secretário de Governo, Rui Falcão (PT), como vice.
Com o secretário como vice-prefeito, seria mais fácil para Marta deixar o cargo, caso se reeleja, e disputar o governo do Estado em 2006.
No encontro, Marta disse "respeitar" a decisão do PMDB de lançar candidatura própria. Em reunião no Diretório Estadual em São Paulo, a cúpula do partido colocou o presidente nacional da sigla, deputado Michel Temer, na disputa.
Entre os que apoiaram o lançamento da candidatura Temer anteontem estavam o presidente do Congresso, José Sarney, e o ex-governador Orestes Quércia, presidente estadual do partido.
O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou, porém, que o partido "vai insistir" na coligação, mas "a questão da chapa majoritária não está na pauta de discussão da direção nacional".
Genoino falou das coligações com os partidos aliados e destacou que enfrenta dificuldades em Fortaleza, onde o Diretório Municipal escolheu a deputada estadual Luiziane Oliveira Lins como candidata, mas a direção nacional quer que ela desista em favor da candidatura de Inácio Arruda (PC do B). "Vamos tentar o convencimento", afirmou Genoino. "Vamos resistir", prometeu Luiziane. (JD e CG)

Texto Anterior: Eleições 2004: Tesoureiro pressiona, e PT não expõe contas
Próximo Texto: PT tentará evitar que campanha atrapalhe Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.