São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TODA MÍDIA

NELSON DE SÁ

Alvoroço danado

BBC World, CNN, Fox News, Globo News, Band News: os canais de notícias entraram todos ao vivo por volta das 15h, para mostrar a chaminé da capela Sistina:
- O mundo aguarda a fumaça branca.
Saiu fumaça preta, não muito, como destacou a BBC, que ficou em confusão, até a fumaça ganhar volume.
A Rede Globo, de sua parte, lançou cobertura da chaminé, com Fátima Bernardes surgindo também ao vivo às 15h, em figurino dourado, num cenário dourado, ao lado de um comentarista eclesiástico. E a correspondente em Roma:
- Emocionante. Um alvoroço danado na praça São Pedro. Amanhã começa de novo.
Fátima Bernardes:
- A partir das 7h, as atenções vão se voltar para a chaminé.
No "Los Angeles Times", no "Financial Times", na agência Associated Press, crescem relatos da "divisão" na Igreja Católica da América Latina.
A agência despachou do ABC, a exemplo de diversos jornais nos últimos dias.
Falou da torcida de personagens como Djalma Bom, Vicentinho e outros por d. Cláudio Hummes, mas encerrou com um membro da diocese de Juiz de Fora, torcendo por d. Geraldo Majella Agnelo.
Na avaliação do "Los Angeles Times", em texto que repercutiu na BBC Brasil:
- A América Latina tem mais de 40% dos católicos, mas até aqui os cardeais da região se mostram divididos e pouco dispostos a agir em bloco para promover um deles mesmos.

 

A correspondente da Globo, de todo modo, ouviu italianos e identificou, por lá, a "torcida" por um papa latino-americano.

NBC/Reproduçao
UM PAÍS COM REPUTAÇÃO O Dateline, da rede NBC, viajou ao Rio para contar a história de Jesse James Hollywood, americano preso e deportado semanas atrás. Sobre o Brasil: - Um país com uma reputação de paraíso para fugitivos, de nazistas como Josef Mengele a Ronnie Biggs, do grande assalto ao trem pagador, que viveu décadas no Rio como celebridade local.

"PARECIA GUERRA"
O RJTV ouviu a "peça-chave no inquérito da Polícia Federal para apurar a maior chacina do Rio". Algumas passagens, da testemunha:
- Parecia uma guerra, eles passaram de porta aberta, atirando... Será que eles não pensaram nas crianças de quem tiraram a vida?... Eu sei que um dia isso vai acabar, só que eu acho que está demorando muito... Eu dei sorte, eu nasci novamente.
 

Para não ficar só no Rio, o SPTV também ouviu alguns moradores de prédios de classe média de São Paulo, alvo de arrastões. De duas mulheres:
- Quando eu vi os assaltantes agarrando o meu filho, que fazia aniversário ontem, achei que seria o último momento em que o via.
- Num quartinho ficaram umas 30 pessoas e ele invocou comigo. Disse que ia atirar em mim. Achei que minha vida estava acabando naquele momento.

A verdade
O PFL, para a sua propaganda em rede, ontem, tinha bandeira -contra os impostos. Mas a campanha para 2006 não abre bem quando meio programa, em horário nobre, é gasto com explicações sobre crise da saúde do Rio, por mais que se repise que é "A Verdade".

Mais tempo
Em campanha pelo referendo sobre a venda de armas, Globo, Globo News e Globo Online falam em "semana decisiva" para aprovar o decreto legislativo. Ou sai nesta semana ou não tem referendo neste ano.
O problema, segundo a Jovem Pan, é que Severino Cavalcanti "deu mais tempo à comissão de Segurança e atrapalhou a votação". Ele, de sua parte, culpa as medidas provisórias.

Abate
A Globo chegou a dar no Bom Dia Brasil, bem como a rádio Bandeirantes, mas aos poucos a notícia do "abate" -expressão da Globo- de um avião pela Polícia Federal desapareceu do noticiário, ontem.
Foi na fronteira de Brasil e Uruguai. E ecoou aqui e ali, pela América Latina.

Protagonista
Paulo Coelho segue em reportagens pelo mundo, sobre o novo livro que está saindo "em 83 países e 42 línguas".
Ontem foi o "Guardian", de Londres, que deu com estardalhaço que a protagonista do livro é baseada em Christina Lamb, do "Sunday Times", que já foi correspondente no Brasil e entrevistou o escritor.

@ - nelsondesa@folhasp.com.br

Texto Anterior: Diplomacia: Lula reafirma apoio a candidato chileno na OEA
Próximo Texto: Questão agrária: Alckmin quer criar meta de produção a assentado, que pode ser despejado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.