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SUCESSÃO
Segundo a legislação, esse tipo de propaganda vale desde anteontem
Demora de TREs atrasa a
propaganda em outdoors
FERNANDO RODRIGUES
da Sucursal de Brasília
Os candidatos a qualquer cargo
na eleição de outubro ainda não
conseguiram autorização para
instalar outdoors em mais da metade das cidades brasileiras que
têm esse tipo de mídia.
De acordo com a legislação eleitoral, desde ontem os outdoors
poderiam ser usados. Mas os TREs
(Tribunais Regionais Eleitorais)
dos Estados ainda não fizeram a
divisão das placas entre todos os
candidatos.
A divisão é um cálculo complicado, para garantir equidade na
distribuição de outdoors. As empresas que detêm esse tipo de mídia precisam reservar metade das
placas para o uso dos candidatos
-de quem cobram tarifas.
A parcela de outdoors reservada
para uso eleitoral é dividida da seguinte forma: 30% para candidatos a presidente, 30% candidatos
para governadores e senadores e
40% para os que disputam vagas
de deputado estadual ou federal.
A conta, entretanto, não é uma
divisão simples. Os TREs dividem
os outdoors em duas categorias:
baixo impacto e alto impacto.
Um outdoor de baixo impacto é
o que fica numa rua com pouco
tráfego. A placa de alto impacto é
aquela instalada em vias de grande
movimento -em São Paulo, por
exemplo, na av. Washington Luís,
que liga o centro ao aeroporto de
Congonhas.
Pouca exposição
Os TREs têm de garantir que cada candidato receba o mesmo número de outdoors de baixo e alto
impacto. Além disso, precisam
dar um prazo para os políticos
exercerem o direito de uso.
Quando um candidato não compra o espaço publicitário em outdoors a que tem direito, o TRE faz
uma nova divisão dessas placas
entre os outros políticos.
Por conta dessas divisões é que
várias cidades do país ainda não
estão com outdoors instalados.
Em São Paulo, por exemplo, o
presidente e candidato à reeleição
Fernando Henrique Cardoso ainda não colou seus cartazes. Isso
deve acontecer semana que vem.
Na primeira divisão de outdoors
na cidade de São Paulo, cada um
dos 13 candidatos a presidente ficou com apenas 54 placas -a cidade tem cerca de 5.000.
Como custa caro imprimir os
cartazes em pequena quantidade,
os candidatos costumam esperar
para acumular mais placas em outras cidades. Isso permite fazer o
trabalho de gráfica de uma vez.
Na avaliação geral de publicitários de campanhas políticas, a exposição em outdoors é pequena.
Enquanto cada candidato a presidente hoje só pode instalar 54 placas em São Paulo, a Volkswagen
instalou 1.000 outdoors na cidade
para lançar o novo Passat.
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