São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com reeleição ameaçada, Sarney dança na TV

Senador intensifica campanha e em propaganda ensaia passos de marabaixo, dança típica do Amapá

DA AGÊNCIA FOLHA

A 13 dias das eleições, o senador José Sarney (PMDB), que concorre à reeleição no Amapá, é rejeitado por 37% dos eleitores do Estado, que dizem não votar nele de jeito nenhum. Sua rejeição, segundo o Ibope, é a maior entre os candidatos. Sua rival Cristina Almeida (PSB), sete pontos percentuais atrás nas intenções de voto, tem um índice bem menor: 24%.
Com a reeleição ameaçada por uma novata na política, o senador intensificou a campanha pelo interior do Amapá e ensaiou passos de marabaixo -dança típica do Estado- na propaganda eleitoral na TV.
Em maio, o Ibope dava 50 pontos de diferença: 58% a Sarney e 8% a Cristina. No fim de agosto, o Ibope dava 29% a ela e 50% a ele. Cristina tem agora 40%, contra 47% do senador.
Sarney, 76, que cogitara não fazer campanha intensa, visitou os 16 municípios do Estado e tenta colar sua imagem à população de baixa renda. Segundo o Ibope, o senador lidera entre os menos instruídos (até a 8ª série) e os mais pobres (até dois salários mínimos). Cristina está na frente entre quem ganha mais de dois salários mínimos e quem possui ao menos ensino médio completo.
Ela é militante do movimento negro e participa ativamente das festividades populares tradicionais. É dançarina do grupo de marabaixo da comunidade de Campina Grande. Para igualar a disputa, Sarney também dançou o marabaixo na TV.
A coligação "União pelo Amapá", da qual faz parte, é a campeã em representações contra a imprensa no Estado. Sarney entrou com ações contra rádios, jornais, agências de notícias, sites de busca, periódicos eletrônicos e até blogs. Os blogs contra-atacaram com notas de repúdio ao que consideram censura e fizeram campanha intitulada "Xô Sarney", pedindo que volte ao Maranhão, onde nasceu. A Folha tentou falar com o senador, mas não o localizou. (THIAGO REIS)


Texto Anterior: Procurador investiga Banco do Nordeste
Próximo Texto: Questão indígena: Bispo presidente de conselho indigenista morre atropelado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.