São Paulo, quinta, 19 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
FHC recebe réplicas do documento
Carta de Caminha deve ser exposta

da Sucursal de Brasília

A carta original escrita por PeroVaz de Caminha relatando as primeiras impressões sobre o Brasil deverá fazer parte das exposições do Ciclo de Comemorações dos 500 anos, em abril do ano 2000.
Os governos do Brasil e de Portugal estão negociando a vinda da carta. Segundo membros da comissão negociadora, a maior dificuldade é a segurança do documento, considerado de "grande valor museológico". Eles disseram que não é possível estimar o valor material da carta de Caminha.
"Temos todo interesse que a carta original venha para o Brasil durante as comemorações dos 500 anos", afirmou o subdiretor da Torre do Tombo, arquivo nacional português.
Ontem, o presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu uma réplica da carta. Outras 150 serão entregues hoje para a presidente do Programa Comunidade Solidária, Ruth Cardoso.
As réplicas foram feitas pela Torre do Tombo, onde está guardada a carta original. O trabalho de reprodução durou um ano e é considerado de alta qualidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.