São Paulo, Domingo, 19 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Baptista

da Redação


O novo comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista, 67, assegurou a reabertura do caso Riocentro neste ano.
Em 16 de junho, como presidente do Supremo Tribunal Militar, Baptista determinou o envio dos documentos sobre a explosão da bomba no Riocentro, em 1981, para o Ministério Público Militar, que pedia a reabertura do caso.
Baptista declarou que decidira enviar os documentos por entender que o STM não deveria criar obstáculos à apuração do caso.
Baptista nasceu no Rio, em 1932. Ingressou na Aeronáutica em 1949 e atingiu o posto de brigadeiro em 1983. Nomeado ministro do Supremo Tribunal Militar em 1994, assumiu a presidência do STM em março deste ano.
Estava cotado para assumir o Ministério da Aeronáutica em 1995, mas FHC preferiu nomear o brigadeiro Mauro Gandra (amigo de Baptista). Gandra pediu demissão em novembro de 1995, envolvido no escândalo do Sivam.
Baptista está bastante alinhado com as posições do governo FHC. Já declarou ser favorável à privatização da Embraer, à unificação das pastas militares no Ministério da Defesa e, sobretudo, apoiou a nomeação de Elcio Alvares para ministro: "O Ministério da Defesa deve ser comandado por um político que conheça o Congresso".


Texto Anterior: Governo: Presidente do STM assume Aeronáutica
Próximo Texto: Saída de Alvares não está descartada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.