UOL

São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado que foi cassado em RR se entrega

DA AGÊNCIA FOLHA

O deputado estadual cassado Jalser Renier Padilha (PFL-RR), acusado de ser um dos pivôs do "escândalo dos gafanhotos", se entregou na madrugada de ontem à Polícia Federal.
Segundo o delegado Thiago Giavarotti, Padilha procurou a Polícia Civil, onde se apresentou com um advogado. De lá, foi levado ao prédio da PF e depois para a Cadeia de Boa Vista. Por não ter curso superior, ele não terá direito a cela especial. Padilha teve o mandato cassado na terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral, a partir de pedido do Ministério Público Federal, que também conseguiu com a Justiça decreto da prisão preventiva de Padilha.
Para os cinco desembargadores que votaram (a cassação foi definida por unanimidade), ficou comprovado que Padilha praticou abuso do poder econômico na campanha eleitoral de 2002.
Ele era acusado de distribuir ingressos de cinema, de um parque aquático, bolsas de estudo num curso pré-vestibular e de ter custeado uma festa, com fins eleitorais, a uma semana da eleição.
Padilha é considerado pelo MPF uma das peças-chave do "escândalo dos gafanhotos".
Segundo documentos obtidos pela força-tarefa que investiga o caso, o então deputado recebeu R$ 1.319.852,69 em recursos públicos desviados, entre janeiro e julho do ano passado.
Etelvina Padilha, mãe do deputado, também está presa preventivamente, acusada de tirar benefícios da fraude.

Outro lado
Francisco das Chagas Batista, advogado do deputado cassado Jalser Renier Padilha (PFL), negou ontem que o seu cliente tenha praticado alguma irregularidade nas eleições de 2002. Negou também a sua participação no "escândalo dos gafanhotos".
O advogado disse ainda que vai entrar com um pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal. (EDUARDO DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Outro lado: Secretário afirma que governador aguarda apuração
Próximo Texto: Justiça: STJ não concede suspensão de ação a Estevão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.