São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente faz duas vezes mais visitas a obras que inaugurações

ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos primeiros seis meses deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou mais de visitas a obras inacabadas e de lançamentos de projetos que de atos de inaugurações de seu governo.
Segundo levantamento feito pela Folha, Lula participou neste ano de pelo menos 14 inaugurações ou entregas de obras contra 31 lançamentos e visitas a projetos em andamento, alguns com previsão de entrega para depois de 2010.
Hoje, por exemplo, está na agenda de Lula o lançamento da pedra fundamental de uma usina de biodiesel em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Na quarta-feira passada, lançou a pedra fundamental do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, cujo funcionamento é esperado para 2012.
Em seus discursos, o presidente parece colocar todos os atos na mesma balança. "O pezinho de laranja que nós plantamos já não está apenas no brotinho: as laranjas já começaram a aparecer, já estão maduras, a gente já pode chupá-las. Muito mais do que chupá-las, a gente já pode distribuir essa laranja para uma parcela muito grande da população", disse Lula neste mês em São José dos Campos (PT), em evento na Petrobras.
Ele também falou da emoção de dar o "primeiro pingo de solda" no gasoduto Urucu-Manaus, em Coari (AM), no dia anterior. Uma semana depois, a Petrobras disse ter concluído a licitação da obra, prevista para 2008. Entre as obras inacabadas visitadas está o "marco zero" da Nova Transnordestina, em Missão Velha (CE), obra ferroviária prevista para 2010.
Em abril, no interior de São Paulo, Lula só foi a atos sem entrega concreta. Em Sorocaba, lançou a pedra fundamental da Universidade Federal de São Carlos, prevista para 2007.
Entre as inaugurações, estão o Aeroporto Internacional do Recife, e prédios da Universidade Federal de Minas Gerais.
O Planalto disse que não há impedimento legal à visitação de obras nem antes nem após 1º de julho e que não houve antecipação de inaugurações.


Texto Anterior: [+] Saiba mais: Lei veda uso da máquina a partir de julho
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: PDT lança Cristovam para deter "tentação autoritária" de Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.