São Paulo, sábado, 20 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu diz que é contra assinar carta com o FMI

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

O presidente nacional do PT, José Dirceu, disse ontem que é contrário à assinatura de uma carta-compromisso entre os candidatos e o Fundo Monetário Internacional (FMI), como chegou a ser noticiado.
O Fundo não busca tal carta, mas o governo brasileiro pensa em assinar um acordo com os candidatos que passarem ao segundo turno para facilitar uma negociação com o FMI (leia texto ao lado). "Acredito que a assinatura de uma carta-compromisso pode significar o começo de uma ida ao FMI, e eu sou totalmente contrário a ir ao Fundo", disse ele ontem à tarde em Nova York, para onde voltou após ida a Washington.

Anne Krueger
Segundo depoimentos de funcionários do FMI (Fundo Monetário Internacional) à Folha, causou surpresa a dimensão dada pelos mercados e pela imprensa brasileira à visita ao Brasil, na próxima semana, da vice-diretora-gerente do Fundo, Anne Krueger.
Embora reconheçam que a visita é um fato positivo, por simbolizar o apoio e a boa vontade do Fundo com o país, eles notam que Krueger -a número dois na hierarquia da instituição- não carregará acordo de transição para ser assinado nem para ser negociado.
A viagem de Krueger já estava marcada havia dois meses. Ela terá reuniões na terça-feira com FHC e com o ministro Pedro Malan (Fazenda), que serão mais para mostrar o apoio político da instituição ao Brasil.
Com o mesmo objetivo, Malan terá reunião no começo de agosto com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Paul O'Neill -que, como Krueger, virá pela primeira vez ao país no cargo atual.
Para o governo, o apoio do FMI e dos EUA, principal acionista do Fundo, é visto como fator importante para reduzir as desconfianças dos investidores estrangeiros sobre o país.


Colaboraram a Sucursal de Brasília e MÁRCIO AITH, de Washington


Texto Anterior: Governo quer "carta-compromisso"
Próximo Texto: Governo tem "bando de agiotas", diz Lula
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.