UOL

São Paulo, quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hegemonia dos EUA predomina no debate sobre globalização

DA SUCURSAL DO RIO
DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

O enfraquecimento ou não da hegemonia dos Estados Unidos, bem como sua duração e as alternativas a ela, foram o principal tema debatido ontem no seminário sobre globalização, no hotel Glória.
Para o sociólogo André Gunder Frank, deve-se esquecer a palavra hegemonia. O que há é dominação baseada em dois pilares: o econômico (dólar) e o militar (Pentágono) -que seriam, ao mesmo tempo, as bases fortes e o calcanhar de Aquiles dos Estados Unidos.
Para o cientista político Elmar Altvater, da Universidade Livre de Berlim, a União Européia, com o euro, surge como um pólo de competição.
À tarde, a economista mexicana Ana Esther Ceceña, da Universidade Autônoma do México, discordou da tese de enfraquecimento dos EUA na área produtiva, pois os norte-americanos detêm as maiores empresas em todos os setores de ponta da economia mundial. (FE e RC)


Texto Anterior: Esquerda no divã: Para sociólogo, juro corrói prioridades
Próximo Texto: Operação social: Câmara aprova projeto de lei do 1º Emprego
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.