São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra são baleados em conflito no PR

WAGNER OLIVEIRA
da Agência Folha, em Curitiba

Seis sem-terra e dois funcionários da fazenda Casa Amarela, em Ramilândia (PR), foram feridos a tiros durante conflito na madrugada de ontem na propriedade.
Dois sem-terra estavam internados em estado grave em hospitais de cidades vizinhas.
Segundo o delegado de Ramilândia, José Luiz Seefeld, o conflito começou entre funcionários da fazenda que brigaram entre si.
Angela Maria Machado dos Santos, mulher de um funcionário da fazenda, depôs ontem. Quatro homens e o funcionário da fazenda conhecido como Beco foram detidos sob suspeita de participação no tiroteio.
A mulher disse à polícia que três homens encapuzados dominaram sua família por volta das 5h e os obrigaram a ir até as outras quatro casas da fazenda. Houve reação de funcionários que perceberam a movimentação.
Ubiraci Estescos, um dos coordenadores do MST (Movimento dos Tabalhadores Rurais Sem Terra), disse que havia um mês as 64 famílias acampadas na fazenda vinham recebendo ameaças de morte de seguranças da fazenda.
Ele disse que os sem-terra registraram várias ocorrências na delegacia do município. ""Os pistoleiros da fazenda já haviam dado tiros por cima dos barracos", disse.
No tiroteio, os sem-terra que estão acampados a 100 m da sede da fazenda teriam sido atingidos pelos tiros. Segundo o delegado, os sem-terra não estavam armados.
A fazenda, de 585 hectares, foi invadida há oito meses. Laudo do Incra considerou a área improdutiva. A Agência Folha não conseguiu falar com funcionários da fazenda.

Pernambuco
Cerca de 400 trabalhadores rurais interditaram ontem a rodovia BR-428, em Orocó (PR), em protesto contra o atraso na conclusão de obras de infra-estrutura em uma área de reassentamento destinada aos agricultores que tiveram suas propriedades inundadas pela barragem de Itaparica.
Os trabalhadores ficariam no local até que a direção da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) se reúna com os representantes dos reassentados.


Colaborou Fábio Guibu, da Agência Folha, em Recife

Texto Anterior: Para especialistas, júri pode ser anulado
Próximo Texto: Oposição critica o julgamento; tucanos defendem governador
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.