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São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2003

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Mesmo em crise, Rio prevê gastar R$ 100 mi em publicidade em 2004

DA SUCURSAL DO RIO

Apesar de o Estado do Rio de Janeiro estar em crise financeira sem precedentes, com atraso no pagamento do 13º salário de 2002 do funcionalismo, a governadora Rosinha Matheus (PMDB) decidiu destinar R$ 100 milhões para publicidade no ano que vem -valor dez vezes maior do que será gasto pela Prefeitura do Rio.
Em nove meses de governo, Rosinha gastou R$ 22 milhões em propaganda. A verba prevista para 2004 é mais de quatro vezes a que foi gasta em 2002 -R$ 24 milhões. Em 2000, o então governador Anthony Garotinho, marido de Rosinha e atual secretário de Segurança Pública, destinou R$ 27,7 milhões à publicidade e, em 2001, R$ 62,3 milhões.
O edital de licitação para a área de propaganda foi publicada na quarta, no "Diário Oficial" do Estado. O documento estipula prazo de contrato de um ano com cinco empresas. As agências cuidarão de cinco grupos de secretarias e de órgãos da administração indireta, como a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto). A licitação será no dia 3 de novembro.
Ao mesmo tempo em que aumenta a verba para a publicidade, a governadora transfere parte de seus projetos sociais para o orçamento da Secretaria de Saúde. A governadora tenta ainda conseguir autorização do Tesouro para usar R$ 540 milhões de uma conta do antigo Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro) para pagar o 13º atrasado salário atraso.
Levantamento do Sindicato dos Fiscais de Renda do Rio mostra que a arrecadação teve queda real (descontada a inflação) de 15,18% de janeiro a agosto, na comparação com o mesmo período de 2002. Ontem, Rosinha Matheus não quis falar sobre o assunto.
O secretário de Comunicação Social, Mauro Silva, disse que a verba de R$ 100 milhões é uma "previsão de investimentos".


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