São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sócio da Skymaster ligou para PT ao menos 4 vezes

RUBENS VALENTE
MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Registros telefônicos em poder da CPI dos Correios revelam quatro ligações do sócio majoritário da empresa de aviação Skymaster, Américo Proietti, para a sede do diretório do PT em Brasília.
A empresa, de Manaus, tem contratos de transporte de correspondência com os Correios sob suspeita de irregularidades.
As ligações, feitas a partir da casa de Proietti, em São Paulo, ocorreram nos meses em que a direção dos Correios procurava uma redução negociada dos preços dos contratos que vigoravam desde a gestão anterior.
A última chamada é de novembro de 2003. No mês seguinte, a Skymaster venceu a concorrência de R$ 56 milhões anuais para duas linhas nos Correios -oferecendo um preço muito abaixo do então praticado, o que lhe teria rendido, diz a empresa, um prejuízo de R$ 21 milhões em 2004.
Em nota, a assessoria da Skymaster informou que Proietti sofreu um acidente vascular e "não tem condições de informar para quem teriam sido dirigidas essas tentativas de contato".
Os telefonemas contradizem o depoimento de 13 de julho à CPI do sócio Luiz Otávio Gonçalves. Ele assumiu a responsabilidade por ter procurado o então secretário-geral do PT Silvio Pereira para denunciar que estava sendo prejudicado. As datas das ligações de Proietti também não fecham com o depoimento de Gonçalves.
No depoimento, Gonçalves disse que procurou Silvio "três semanas antes do edital, por volta de 14 de novembro [de 2003]". No entanto, Proietti, que detém cerca de 30% da Skymaster, ligou para o PT em 22 de julho e 8 e 14 de outubro de 2003. A quarta ligação coincide com 14 de novembro.
Segundo a assessoria da Skymaster, os telefonemas, caso tenham ocorrido, inserem-se na mesma tentativa de Gonçalves de tentar "denunciar" ao PT um suposto conluio entre empresas concorrentes e membros e consultores da comissão criada pelos Correios. À CPI Silvio reconheceu ter se encontrado em São Paulo com representante da Skymaster.


Texto Anterior: Antes de depor na CPI, doleiro recua e afirma que não operou para o PT
Próximo Texto: Consultor telefonou para assessor de Palocci ao renovar com a GTech
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.